
Curiosamente, o atacante, de 33 anos, já marcou contra o Coelho nesta competição. Ele defendia o Fluminense e fez o gol da vitória por 1 a 0, em maio, no Independência. Na luta pela artilharia do Nacional (soma 10 gols, sendo dois pelo tricolor carioca e oito pelo Galo), o camisa 99 alvinegro marcou seu último gol na vitória por 3 a 1 sobre o Internacional, no Horto, e só disputou uma partida depois disso, o empate por 0 a 0 com o Corinthians.
Fred admite carinho especial com o Coelho, mas garante que o objetivo é ajudar o Galo a vencer. “É um jogo especial, porque tenho amigos lá, do corpo clínico, o pessoal da rouparia e os massagistas, além do Enderson Moreira e do Michael, que é um grande parceiro. São grandes amigos, de quem guardo boas lembranças. Mas vou fazer de tudo para fazer gols, garantir a vitória, porque brigamos pelo título”, conta, afirmando ter visto evolução no alviverde: “Nos últimos sete ou oito jogos, vi que eles melhoraram. Sempre foi difícil enfrentar o América. Sofremos muito diante deles no primeiro turno”.
Sete dos oito gols do atacante no Brasileiro foram em Belo Horizonte. Para continuar com a boa média em casa, ele reconhece que depende da boa movimentação dos companheiros: “Em casa, nossa equipe impõe mais o jogo dentro do campo adversário, há maior aproximação. Necessito de triangulações, de receber a bola. Aqui tenho apoio do torcedor e ficamos mais soltos. A confiança é dobrada”.
O Atlético reencontra o América cinco meses depois de perder o título mineiro para o rival. De lá para cá, as equipes mudaram o comando técnico e passaram por diferentes situações. Se o Galo conseguiu se recuperar no Brasileiro, depois de ser eliminado na Copa Libertadores e ficar em segundo lugar no Estadual, o Coelho decaiu muito, passando todas as 29 rodadas do Brasileiro na zona de rebaixamento.
Mesmo contra o lanterna, o volante Júnior Urso prevê muitas dificuldades nesta noite: “Contra a gente, muita equipe se doa mais. O América tem sido uma pedra em nosso sapato. Acredito num jogo complicado mais uma vez. Mas estamos confiantes de que vamos fazer nosso papel. Estamos fazendo grandes partidas”.
TIME TITULAR O técnico Marcelo Oliveira não teve chance de testar o time titular nesta semana, pois estava sem cinco jogadores que participaram das últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas pelas seleções. Depois de servir à Brasileira, o volante Rafael Carioca volta ao meio-campo alvinegro, formando dupla com Júnior Urso – Leandro Donizete e Lucas Cândido cumprem suspensão automática. O equatoriano Cazares e o venezuelano Otero disputam vaga no setor ofensivo, que tem Fred e Clayton confirmados. Lucas Pratto fica como opção de banco. O zagueiro Erazo, que reclamava de dor no joelho direito, recuperou-se e foi relacionado.