
O Atlético emplacou a terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro (são sete vitórias nas últimas nove rodadas) e segue firme na caça às primeiras colocações. No ritmo de Robinho e cia, o Galo fez 3 a 0 no Santa Cruz, na noite deste sábado, no Independência. Além do Rei das Pedaladas, que abriu o placar e participou dos outros gols, Fred e Luan marcaram para o Alvinegro.
O triunfo deixou o Atlético, pelo menos até a rodada deste domingo, na quinta colocação com 29 pontos, mesma pontuação do Santos, primeiro clube do G4, mas que leva vantagem no número de vitórias. O Peixe encara o Cruzeiro neste domingo, na Vila Belmiro. O Galo aguarda o complemento da rodada para saber a que distância ficará do líder Palmeiras – hoje são três pontos.
A entrada no G4 é a meta do técnico Marcelo Oliveira até a virada de turno do Brasileirão. Na próxima rodada, o Atlético enfrenta o São Paulo, na quinta-feira, no Morumbi. No fechamento do primeiro turno, o time recebe a Chapecoense no Horto, dia 8 de agosto.
O Jogo
O Atlético trocou o esquema com três volantes, usado na vitória sobre o Palmeiras, na rodada passada, por uma formação mais ofensiva, com Lucas Pratto na vaga de Lucas Cândido. O quarteto de ataque, completado por Maicosuel, Robinho e Fred, teve dificuldades no início, mas acabou participando das melhores chances do time no primeiro tempo.
O Santa Cruz não conseguiu furar a marcação atleticana. Foram raras as oportunidades de ataque. Já o Galo teve os grandes momentos da etapa.
A bola aérea foi uma das armas do Alvinegro. Por pouco, em cobranças de escanteio, Erazo, Maicosuel e Leonardo Silva não marcaram.
Foi com a bola rolando que o Atlético abriu o placar. Aos 21 minutos, Maicosuel roubou a bola e tocou para Robinho, que deixou Fred na cara do gol. O atacante chutou e o goleiro evitou o gol. Mas, na sobra, Robinho mandou para as redes: 1 a 0.
O Galo teve uma baixa ainda no primeiro tempo. Aos 24 minutos, após levar uma pancada, Carlos César deu lugar a Patric. O polivalente jogador atleticano fez bom cruzamento para Fred aos 36, mas a finalização foi para fora.
Aos 41 minutos, uma bela jogada da dupla Pratto/ Robinho. O argentino deu ótimo passe para o companheiro na área. Robinho prendeu a bola e devolveu para Pratto, que, livre, chutou forte por cima da meta.
Na etapa final, a partida começou morna. A efetividade do Atlético reduziu bastante. O Santa Cruz tentou sair um pouco mais para o ataque, mas seguiu com dificuldades de vencer a defesa alvinegra.
Mas dois golaços reacenderam o jogo. Aos 21 minutos, uma linda linha de passes que passou por Patric, Robinho e terminou com a finalização de Fred: 2 a 0. Três minutos depois, Luan substituiu Pratto. No primeiro lance, aos 25, ele balançou as redes. Com suas tradicionais pedaladas, Robinho entortou o defender e Luan chutou: 3 a 0.
O Atlético quase fez outro belo gol, aos 32. Patric cruzou e Maicosuel, de voleio, bateu para fora.
ATLÉTICO 3 X 0 SANTA CRUZ
Atlético
Victor; Carlos César (Patric), Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Maicosuel (Júnior Urso) e Robinho; Lucas Pratto (Luan) e Fred
Técnico: Marcelo Oliveira
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Léo Moura, Luan Peres, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Jadson, Derley e Danilo Pires (Arthur); Keno e Grafite (Fernando Gabriel)
Técnico: Milton Mendes
Gols: Robinho, 21min 1ºT; Fred, 21min 2ºT; Luan, 25min 2ºT
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data: 30 de julho de 2016
Árbitro: Dewson Fernandes Freitas (PA)
Assistentes: Márcio Corrêa Dias e Hélcio Araújo Neves (PA)
Cartão amarelo: Derley, Grafite, Uillian Correia (SAN); Donizete (ATL)
Publico: 16.804
Renda: R$ 686.660,00