
Douglas Santos só pôde defender o Galo graças à liberação concedida pela Confederação Brasileira de Futebol na última sexta-feira. Tanto que o substituto Fábio Santos, contratado recentemente ao Cruz Azul-MEX, chegou a treinar entre os titulares às vésperas do duelo desta segunda.
Com a convocação de Douglas Santos, Fábio Santos assumirá a lateral esquerda do Atlético durante longo período. O primeiro jogo do Brasil na Olimpíada será em 4 de agosto, diante da África do Sul. Seis dias depois, a equipe comandada por Rogério Micale encerra participação na fase de grupos, em confronto com a Dinamarca. Dessa forma, mesmo que a Seleção não avance na competição, Douglas Santos já desfalcaria o Atlético em quatro partidas no Campeonato Brasileiro, contra Palmeiras, Santa Cruz, São Paulo e Chapecoense.
Caso avance ao mata-mata e chegue à final ou à disputa pela medalha de bronze, a Seleção terá compromissos de 13 a 20 de agosto. Assim, seriam mais duas partidas do Atlético sem seu camisa 6, diante de Santos e Atlético-PR.
Contratado em agosto de 2014 à Udinese da Itália, Douglas marcou três gols em 100 jogos pelo Galo. Titular absoluto, ele fez parte das conquistas da Copa do Brasil, em 2014, e do Campeonato Mineiro, em 2015.