
Não teve o brilho das grandes atuações, mas, no final, a festa foi completa na manhã de domingo: Mineirão lotado, com recorde de público presente no Campeonato Brasileiro, e o Atlético de volta ao G4 da competição. O Alvinegro venceu o Joinville por 1 a 0, com gol marcado pelo zagueiro Leonardo Silva.
A atuação atleticana não foi de encher os olhos. Pelo contrário. Frente a um adversário que marcou bem, o Galo teve dificuldades, errou muito na definição das jogadas. O time passou sustos na defesa, mas segurou a vitória que garantiu a festa dos 55.987 torcedores presentes ao Mineirão.
Na próxima rodada, o Alvinegro volta a jogar em Belo Horizonte, porém, no Independência. Na quarta-feira, a equipe recebe o Coritiba.
O jogo
O Atlético precisou ter paciência. Se nas arquibancadas o time via uma torcida empolgada, em campo o visual era de um bloqueio na entrada da área do Joinville. O time do técnico Adilson Batista tinha como proposta de jogo apenas se defender.
Com volume de jogo, o Galo pecou na definição das jogadas. A defesa congestionada dos catarinenses fez o Alvinegro errar o último passe em vários momentos.
Foram 30 minutos de domínio do Atlético, mas sem chance real de gol. Na bola parada, o jogo mudou. Aos 33 minutos, depois da cobrança de escanteio, Leonardo Silva subiu para cabecear para as redes e desmontar a retranca do JEC: 1 a 0.
Em desvantagem, o Joinville precisou sair para o ataque. As oportunidades para o Galo apareceram. Aos 38 e aos 40 minutos, Lucas Pratto e Dátolo mandaram a bomba, mas para fora.
Se por um lado ficou mais exposto, por outro o time de Santa Catarina também ameaçou mais. Aos 45 minutos, Lucas Crispim passou pela defesa e bateu raspando na trave. O juiz deu escanteio. Depois da cobrança, Naldo cabeceou a bola no travessão.
O segundo tempo começou com um susto na torcida atleticana. Na frente do gol, o goleiro Victor tentou driblar Kempes, se complicou, mas conseguiu se recuperar.
Mais uma vez com dificuldade para definir os lances na partida, o Atlético teve duas mudanças aos 15 minutos da etapa final. O volante Leandro Donizete e o meia Guilherme entraram nas vagas de Giovanni Augusto e Thiago Ribeiro.
O Galo foi mal nos passes e pouco finalizou na meta adversária. Os melhores momentos foram aos 40 e aos 45 minutos, com Lucas Pratto. O goleiro Agenor defendeu a primeira e o zagueiro evitou o gol na segunda.
O Joinville buscou o empate, deu trabalho e teve a melhor chance aos 34 minutos. Mateus Silva recebeu livre e exigiu que Victor deixasse a área para cortar.
Atlético 1 x 0 Joinville
Atlético
Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Dátolo, Giovanni Augusto (Leandro Donizete) e Maicosuel (Carlos); Thiago Ribeiro (Guilherme) e Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi
Joinville
Agenor; Dankler, Guti, Douglas Silva e Niltinho; Naldo, Danrlei, Willian Popp e Marcelinho Paraíba (Mateus Silva); Lucas Crispim (Sueliton) e Kempes (Tiago Luís).
Técnico: Adilson Batista
Gol: Leonardo Silva, 33min 1ºT
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão
Data: 28 de junho de 2015
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Auxiliares: Cleriston Barreto Rios (SE) e Herman Brunel Vani (SP)
Cartão amarelo: Thiago Ribeiro, Guilherme (ATL); Naldo (JEC)