Dentro do Independência, o América segue imbatível. Em mais uma atuação segura diante de seus torcedores, a equipe comandada por Givanildo Oliveira teve um desempenho quase sem sustos e venceu a Caldense por 3 a 1, gols de Osman, Danilo e Tiago Luís - Rafamar diminuiu para a equipe de Poços de Caldas. O jogo no Horto foi válido pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.
O América controlou o jogo do início ao fim. No primeiro tempo, não deu chances para a Veterana e abriu o placar após desperdiçar boas chances. Na etapa final, a Caldense deu mais trabalho na marcação e dificultou um pouco as coisas para o Coelho. Mas, no primeiro ataque bem encaixado, o time da capital encontrou a brecha necessária para praticamente selar o placar. No fim, as duas equipes balançaram as redes para dar números finais ao confronto.
A vitória deixa o América na liderança provisória do Campeonato Mineiro, com nove pontos conquistados em quatro partidas. O Coelho agora seca Atlético, Cruzeiro e Uberlândia para encerrar a rodada na ponta do Estadual. Já a Veterana segue em décimo, com três pontos conquistados.
Os dois clubes voltam a entrar em campo apenas no próximo final de semana. No sábado, às 19h, a Caldense recebe o Tricordiano, no Ronaldão, em Poços de Caldas. No domingo, o América tem clássico contra o Cruzeiro, às 17h, no Mineirão.
Gol do artilheiro
O América começou o jogo em cima da Caldense. Marcando pressão, o Coelho não dava espaço para a Veterana jogar e criava as melhores chances. O goleiro Neguett foi exigido e teve boa participação em chutes de Danilo e Bruno Sávio. O camisa 9, inclusive, teve outras duas oportunidades de balançar as redes na etapa inicial, mas em ambas concluiu mal.
A pressão americana surtiu efeito aos 20 minutos. Pablo driblou dois adversários no meio-campo e encontrou Rafael Bastos livre. O meia arrancou e lançou rasteiro na direção da área. O lateral Rafael Estevam não conseguiu cortar e bola sobrou para Osman finalizar de primeira no ângulo de Neguett: 1 a 0. Logo após o gol, Danilo teve boa chance de ampliar o placar, mas cabeceou para fora. Já o goleiro João Ricardo só foi exigido mesmo aos 30 minutos, em grande defesa após finalização cruzada de Michel Benhami.
Jogo esquenta no fim
Com a vantagem mínima construída na etapa inicial, esperava-se que o América buscasse logo o segundo gol para matar a partida. Mas a Caldense adiantou a marcação e não dava espaços para os donos da casa. Sem conseguir jogar, o time de Givanildo Oliveira errava muitos passes e o torcedor foi perdendo a paciência aos poucos.
O jogo só esquentou na metade derradeira do segundo tempo. Ewerton Maradona finalizou para outra boa defesa de João Ricardo. Quando a Caldense passava a gostar do jogo, o América achou o segundo gol. Aos 26 minutos, Victor Rangel foi lançado e caiu fora da área. O árbitro Igor Júnio Benevenuto entendeu que ele foi tocado por Paulão e assinalou o pênalti. Na cobrança, o lateral Danilo deslocou Neguett para ampliar o marcador: 2 a 0.
Em um lance esquisito, a Caldense quase diminuiu. Em cobrança de falta lateral, a bola acertou a trave de João Ricardo. No rebote, Rafamar, em impedimento, finalizou para o gol, mas a bola bateu no zagueiro Paulão, na linha, e não entrou. O Coelho criou boas chances em contra-ataques para marcar o terceiro, mas acabou vendo a Veterana diminuir nesse método. Em jogada rápida aos 44 minutos, Rafael Estevam cruzou e Rafamar subiu mais alto que Alison para balançar as redes: 2 a 1. Só que o time visitante não teve nem tempo de comemorar. Na saída de bola, Tony arrancou livre e ajeitou para Tiago Luís finalizar rasteiro e dar números finais ao confronto: 3 a 1.
América 3 x 1 Caldense
América
João Ricardo, Jonas, Alison, Sueliton e Danilo; Leandro Guerreiro (Claudinei), Pablo, Osman, Rafael Bastos (Tiago Luís) e Tony; Bruno Sávio (Victor Rangel)
Técnico: Givanildo Oliveira
Caldense
Neguett; Jéfferson Feijão (Andrezinho), Marcelinho, Paulão e Rafael Estevam ; Marcel, Michel Benhami, Tiago Azulão e Ewerton Maradona (Thiago Marin); Marcelo Régis (Rafamar) e Edu.
Técnico: Gian Rodrigues
Gols: Osman, aos 20min do 1ºt; Danilo, aos 26min e Tiago Luís, aos 46min do 2ºt (América); Rafamar, aos 44min do 2ºt (Caldense)
Cartões amarelos: Sueliton, Osman (AME); Jefferson Feijão (CAL)
Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Público pagante: 1.128
Renda: R$ 16.385,00
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto
Auxiliares: Ricardo Júnio de Souza e Leonardo Henrique Pereira