Considerado um velocista, Willie é opção para jogar pelas beiradas do campo. Ele subiu para o profissional do Vitória em 2012, depois de ter sido campeão da Copa do Brasil Sub-20. O atacante também defendeu o Vasco na temporada 2013, quando marcou cinco gols em 16 apresentaçõs na Série A.
Entre o fim de 2012 e o início de 2013, Willie passou por uma cirurgia para a correção de uma arritmia cardíaca assintomática, ficando em recuperação durante um mês. O problema havia sido diagnosticado enquanto o atleta servia a Seleção Brasileira Sub-20.
Neste ano, o jogador perdeu espaço no grupo do Vitória e participou de apenas seis partidas, sendo três no Campeonato Baiano, duas na Supercopa do Maranhão e uma na Copa do Nordeste. Duas vezes titular, o atacante não anotou nenhum gol e foi colocado fora dos planos da equipe pela diretoria rubro-negra.
Willie chegará a Belo Horizonte até a próxima segunda-feira, quando realizará exames médicos e assinará contrato de um ano. Para a Série B, o Coelho também trouxe o lateral-direito Walber, o armador Tony e o meia-atacante Marcelo Toscano, além de negociar com Henrique Santos, meia da Portuguesa, e Cristiano, centroavante da Caldense.