América
None

SÉRIE B

Embalado, América bate lanterna em casa e mantém série invicta na luta pelo acesso

Coelho não dá chances ao Vila Nova e chega ao topo da Série B, com 13 pontos

postado em 17/05/2014 18:24 / atualizado em 17/05/2014 22:56

Thiago Lemos /Estado de Minas

Juarez Rodriguez/EM Press

O América deu continuidade à boa fase e conquistou a quarta vitória seguida no Campeonato Brasileiro da Série B. Na tarde deste sábado, o Coelho bateu por 2 a 0 o Vila Nova, o lanterna da competição, no Estádio Independência, pela quinta rodada da competição. Os gols do Alviverde foram marcados por Vitor Hugo e Ricardinho. Os donos da casa poderiam ter ampliado o placar, mas esbarraram na falta de pontaria.

De olho na liderança da competição, o América começou o jogo partindo para cima do adversário e não demorou muito para abrir o marcador. Vitor Hugo, aos 11 minutos, abriu o caminho para a vitória. O Coelho teve facilidade para criar jogadas e poderia ampliar o placar pelo menos duas vezes com Obina ainda no primeiro tempo. Mas o atacante, em tarde pouco inspirada, não conseguiu alcançar as redes do adversário. O segundo gol dos donos da casa veio ainda na etapa inicial. Já nos acréscimos, Ricardinho marcou após receber cruzamento na área.

Com o resultado, o América chega a 13 pontos e reassume a ponta da tabela. O Coelho está empatado com o Joinville, que ficou no empate sem gols diante do Atlético-GO, na noite deste sábado, fora de casa. O time mineiro leva vantagem no saldo de gols: 9 a 6.

Na próxima rodada, o Coelho volta a jogar em Belo Horizonte, desta vez diante do Joinville, em duelo direto pela ponta da tabela. O jogo será na próxima terça-feira, às 19h30, no Mineirão, já que a casa do América estará à disposição da FIFA como campo de treinamentos para a Copa do Mundo.

Ofensivo, Coelho marca duas vezes na primeira etapa


De olho na ponta da tabela, o América começou o jogo com tudo, partindo para cima do Vila Nova. Logo aos dois minutos, em cobrança de falta, Andrei Girotto acertou a rede do goleiro adversário, mas pelo lado de fora. A jogada ensaiada empolgou os torcedores no Independência. Com bom toque de bola, o América continuou pressionando e conseguiu um escanteio. Aos 11 minutos, Mancini fez a cobrança para a grande área e, sozinho, Vitor Hugo, de cabeça, mandou a bola para o fundo do gol: 1 a 0.

Depois de abrir o marcador, o América passou a encontrar mais espaço nos contra-ataques. Precisando reverter o placar, o Vila começou a se impor no jogo. Mas, sem conseguir organizar boas jogadas, insistiu nas bolas longas, levando pouco perigo à defesa do Coelho. Do outro lado do campo, Obina aproveitava as chances para tentar ampliar o marcador, mas sem sucesso.

O Leão continuou tentando arrancar um empate e somente ao 31 minutos teve uma chance clara de conquistar o objetivo. Thiago Furlan recebeu a bola na esquerda, ajeitou, e mandou uma bomba no canto direito do goleiro Mateus. Seguro, o goleiro fez boa defesa. O América deu a resposta logo em seguida e, com bons toques de bola, continuou levando riscos à defesa adversária. Aos 40 minutos, a equipe visitante ainda teve mais duas chances de marcar após um vacilo defesa americana, mas mandou a bola em Matheus e depois para fora.

Já nos acréscimos, o América seguiu armando boas jogadas e Obina, aos 45 minutos, quase conseguiu ampliar o marcador. Porém, ele acabou pegando mal na bola e mandou ela longe. O Coelho continuou ofensivo e foi premiado no último minuto de jogo. Aos 47 minutos, cruzamento do Willians na medida para Ricardinho, que finalizou bonito, abrindo dois gols de vantagem sobre o Vila Nova: 2 a 0.

Sem a mesma pontaria da fase inicial, América segura placar

Para se manter invicto no Brasileiro da Série B, o América voltou para o segundo tempo ameaçando sobre Vila. Com o mesmo time da primeira etapa, o Coelho não demorou nem um minuto para chegar à defesa adversária. O Alviverde continuou pressionando e Obina esteve bem perto de marcar o terceiro tento, mas voltou a finalizar mal e desperdiçou a chance.

O Vila tentou criar jogadas para diminuir o placar, mas esbarrou na boa fase do goleiro Matheus. Aos 18 minutos, Nenê Boniha soltou uma bomba de fora da área, mas o camisa 1 Alviverde espalmou para escanteio. No tiro de canto, o visitante ainda tentou marcar e a defesa do Coelho espantou o perigo.

O técnico Moacir Júnior tirou Leandro Guerreiro para a entrada de Thiago Santos, aos 22 minutos. Dois minutos depois, Obina teve nova oportunidade de balançar as redes ao receber a bola pela direita e, mais uma vez, voltou a desperdiçar.

Aos 32 minutos o Vila por pouco não conseguiu marcar seu gol. Em cobrança de falta, Athur acertou em cheio o travessão de Mathues. Mesmo com vantagem no placar, o América não deixou de ser ofensivo e, aos 38 minutos, aproveitando uma bobeada da defesa do Vila, Mancine desceu sozinho pela esquerda e cruzou na área. Ricardinho quase ampliou o marcador. Logo em seguida, os donos da casa tiveram nova chance. Desta vez Obina pegou bem na bola e soltou uma bomba de fora da área, mas o goleiro Cleber Alves espalmou, afastando o perigo.

Quase no fim da partida, Ricardinho acertou Arthur ao tentar pegar a bola que estava presa nos pés do adversário e acabou expulso. Houve um princípio de confusão e Álvaro também recebeu cartão vermelho ao revidar a agressão. Os ânimos foram controlados e o árbitro encerrou a partida.


AMÉRICA X VILA NOVA-GO

AMÉRICA
Matheus; Pablo, André, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro (Thiago Santos), Andrei Girotto, Willians e Mancini (Doriva); Ricardinho e Obina
Técnico: Moacir Júnior

VILA NOVA-GO
Cléber Alves; Artur, Álvaro, Gabriel e Cristiano; Gilmak (Daniel Tijolo), Nenê Bonilha, Almir e Thiago Furlan (Gustavinho); Marcelo Toscano e Evandro Paulista
Técnico: Waldemar Lemos

Motivo: quinta rodada da Série B
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: sábado, 17 de maio de 2014, às 16h20

Gols: Vitor Hugo e Ricardinho

Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christiano (PR) e Marcos Rogério da Silva (PR)
Cartão amarelo: Almir, Gabriel, Evandro Paulista (Vila Nova); Andrei Girotto (América)
Cartão vermelho: Álvaro (Vila Nova) e Ricardinho (América)
Pagantes:
Renda:

Tags: américa independência liderança Série B Vila Nova-GO