Lochte e seus colegas de equipe James Feigen, Gunnar Bentz e Jack Congerde se envolveram em uma grande confusão. Os nadadores norte-americanos disseram ter sido vítímas de um assalto em um posto da capital fluminense. A investigção policial, contudo, revelou que se tratava de uma fraude. Depois, em depoimento, Feigen, Bentz e Congerde admitiram que a história era de fato fantasiosa. Lochte já estava nos Estados Unidos e não foi ouvido.
Desmascarada a farsa, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos emitiu uma nota, na noite dessa quinta-feira, se desculpando com o Comitê Olímpico do Rio e com o 'povo do Brasil' pelos atos praticados pelos quatro atletas da natação norte-americana, assim como as mentiras na primeira versão dos fatos.
Lotche reconheceu que poderia ter lidado com a situação de uma outra forma, e se desculpou com fãs, patrocinadores, brasileiros e por tirar o foco das competições. Porém, ele ressaltou que ter uma arma apontada para si e a língua como barreira foi um agravante para a situção.
Confira o pedido de desculpas de Lochte na íntegra:
Eu quero me desculpar pelo meu comportamento no último fim de semana - por não ter sido mais cuidadoso e cândido em como eu descrevi os acontecimentos daquele manhã e por meu papel em tirar o foco dos vários atletas realizando seus sonhos de participar de uma Olimpíada. Eu esperei para compartilhar esses pensamentos até eu ter certeza de que a situação legal fosse definida e que estivesse claro que meus companheiros de equipe estivessem chegando em casa salvos.
É traumático está fora até tarde com seus amigos em um país estrangeiro - tendo a língua como barreira - e ter um estranho apontando uma arma para você e demandando dinheiro para deixar você ir. Mas apesar do comportamento de qualquer um aquela noite, eu deveria ter sido muito mais responsável em como lidei comigo mesmo. Por isso, eu me desculpo com meus colegas de equipe, meus fãs, meus colegas competidores, meus patrocinadores e com os organizadores deste grande evento. Estou muito orgulhoso de representar meu pais em uma competição olímpica e essa era uma situação que poderia e deveria ter sido evitada. Eu aceito a responsabilidade pelo meu papel nesse acontecimento e aprendi uma lição valiosa.
Eu sou grato pelos colegas de time da natação dos EUA e ao Comitê Olímpico dos Estados Unidos, e aprecio todos os esforços do Comitê Olímpico Internacional, o comitê Organizados do Rio 2016, e a população brasileira que nos recebeu no Rio e trabalhou tão duro para garantir que estes Jogos Olímpicos proveriam uma vida inteira de novas memórias incríveis.
Muito já foi dito e muitos recursos valiosos dedicados ao que houve no último fim de semana. Então espero que gastemos nosso tempo celebrando as grandes histórias e performances destes Jogos e que olhemos para frente para celebrar o sucesso futuro.