Velocidade
None

Glamour e novidades

postado em 24/05/2012 08:43

Mônaco não é, definitivamente, um GP como os outros. Não bastasse a localização e o desenho da pista, há tradições únicas no fim de semana, como o dia do início dos treinos no principado: quinta-feira (nas outras 19 etapas os carros ganham a pista a partir da sexta). A chegada do circo a um dos metros quadrados mais caros e exclusivos do planeta também é pretexto para um desfile de celebridades, orquestrado por Bernie Ecclestone e pelos departamentos de marketing das equipes, que aproveitam a ocasião para iniciativas únicas. Nos últimos anos os pilotos da McLaren aceleraram com versões exclusivas de seus capacetes, incrustrados com diamantes da casa Steinmetz. Na prova de 2005, a Red Bull, ainda distante dos tempos de vitórias e títulos, ganhou as cores da saga Guerra nas estrelas.

Falando em capacetes, o mexicano Sergio Pérez vai fazer a alegria dos compatriotas ao usar um modelo com o emblema do desastrado herói dos seriados Chapolin, interpretado pelo ator Roberto Bolaños, e a inscrição “Sigam-me os bons” – ele recebeu um incentivo do ídolo pelo Twitter. Quem também caprichou nas novidades para o GP monegasco foi a Lotus, apontada como uma das forças para o fim de semana. O time de Enstone fez uma parceria com a banda Linkin Park, que terá sua marca estampada na carroceria ao longo do evento – hoje estará disponível para carregamento gratuito na loja virtual iTunes um aplicativo com o último sucesso do grupo, Burn it down, que dá a chance de pilotar o E20 de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean.

E no bico dos dois carros estará bem visível um dos personagens mais famosos dos games: o pássaro vermelho do jogo Angry Birds, desenvolvido pela empresa finlandesa Rovio – ele e seus colegas tentam tomar seus ovos de um grupo de porcos verdes. No espaço do time no Facebook (https://www.facebook.com/LotusRenaultGP) está disponível uma versão gratuita e especial do jogo feita especialmente para a ocasião, em que os animais coloridos disputam uma espécie de corrida. Além da F-1, Monte Carlo recebe as máquinas da GP2, para a habitual rodada dupla, da GP3 (que corre pela primeira vez no circuito) e da World Series Renault.

FREIOS Mas as novidades não se restringem aos bastidores e estarão também nas máquinas. Por se tratar de um circuito que exige elevada pressão aerodinâmica, as principais mudanças devem ocorrer no desenho da asa dianteira, que habitualmente recebe flaps extras. A McLaren acena com uma inovação pensada para solucionar um dos principais problemas encontrados em Mônaco: a necessidade de aquecimento rápido dos pneus. Os engenheiros da equipe inglesa pretendem usar o ar quente dissipado nas freadas para aumentar a temperatura da borracha, o que seria possível com um novo desenho dos condutos de refrigeração dos discos traseiros – o experimento será testado hoje e, caso obtenha o resultado esperado, será mantido para a qualificação e a corrida.

MINEIROS NA PISTA
Três pilotos mineiros vão estar em ação no fim de semana em categorias distintas. Guilherme Silva correrá pela primeira vez em Imola, na terceira rodada dupla da Série Alps de Fórmula Renault (que uniu os certames italiano, francês e suíço). Em sua configuração atual, o traçado, remodelado em 2009, com a construção de um novo prédio para os boxes e mudanças na reta principal, tem 4.909m, mas mantém curvas técnicas como a Rivazza, Acqua Minerale e a Variante Alta. “Vou usar ao máximo o tempo de pista nos treinos livres para me adaptar e acertar o carro para a tomada de tempos. Nas corridas, o objetivo é me manter entre os primeiros e ampliar minha pontuação no campeonato”, explica o representante da Interwetten, sétimo no campeonato. Campeão sul-americano de F-3 em 2007, Clemente Jr. inicia, em Londrina, sua terceira temporada na Copa Fiat, com os Linea T-Jet 1.4, que receberam uma série de modificações para ganhar desempenho. Em São Paulo, Sérgio Sette Câmara, que ontem fez 14 anos, volta a acelerar na quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos.